- O Projeto Oficina do Demo
Voltado para o público rock and roll, a Oficina do Demo, iniciativa atualmente formada pela parceria entre a Cerutti Diass Fotografia e o Espaço 989 Artes, com o apoio das webradios Live Rock e Mutante Rádio, é um projeto sem fins lucrativos, que tem o objetivo de divulgar e fomentar o cenário rock and roll brasileiro como um todo, bem como o cenário mundial suas principais influências e novas bandas.
Atualmente o projeto é mantido através de doações de fãs e apoiadores, já que não há qualquer tipo de cobrança para as bandas que são divulgadas e apoiadas pelo projeto.
- Um pouco de história
Surgido da loucura de adolescência, a Oficina do Demo foi inspirada em discussões sobre música de filmes do cinema clássico, como Alta Fidelidade.
A ideia foi amadurecida, apodrecida, replantada, espalhada sobre campos férteis e inférteis, até ser colhida, em uma noite nada convencional, em frente a uma lanchonete de Nilópolis.
O núcleo da Oficina encontrava-se sem grana, com fome, dividindo um refri barato e alguns salgados, dentro de um civic velho, quando a vontade gritou…
Na mesma noite, antes do fim da garrafa de refri, tínhamos um nome e um primeiro formato, que foi batizado de “Não é só…”.
O primeiro quadro apresentado pela Oficina do Demo discutia a relevância de certas bandas do rock n’ roll mundial, sob a ótica dos dois loucos apresentadores, Adrian Monteiro e Eduardo Diass.
O quadro foi um espetacular fracasso, apesar do evidente sucesso…
“Oi?!?”
Sim… apesar da excelente receptividade do público sobre o quadro, com pedidos para se fazer o mesmo com outras bandas, a equipe se frustrou por perceber que as novas bandas ficavam relegadas a segundo plano no programa que dava a ideia de falar sobre demos…
Os programas então passaram a uma temática onde as bandas independentes passavam a compor o conteúdo principal do quadro, até o momento onde o núcleo do programa se viu na necessidade de fazer um programa voltado exclusivamente para a cena independente. Nesse momento, nasceu o quadro Cena Metal, um dueto de episódios que destacou em sequência, 8 bandas independentes de vários estilos de metal.
O dueto foi um grande sucesso junto a público e bandas, gerando uma onda de satisfação na equipe, provocando uma mudança de ideias e formatos.
A Oficina então sai de estúdio e vai pra rua falar com as bandas, os músicos, os produtores e volta totalmente focada nas novidades fora de mídia.
Pra coroar a ideia, surge a Webradio, Oficina do Demo, uma rádio online 100% independente, que abre espaço a todas as bandas que desejam expor seus trabalhos.
- O núcleo da Oficina do Demo
Na primeira noite éramos apenas 3 pessoas dentro de um Civic velho, pensando em qual seria o impacto da “Oficina do Diabo”, Tathy Cerutti, Adrian Monteiro e Eduardo Diass, o nome foi rejeitado, mas a ideia permanecia ali…
Surgido do antigo ditado “Cabeça vazia é a oficina do Diabo”, a ideia gerou não só o nome do programa, idealizado pelo roteirista, apresentador, DJ e enciclopédia ambulante Adrian Monteiro, a mescla com a ideias das antigas fitas demo, se manteve inalterada, porém acrescentando a referência as novas bandas, como também o bordão do segundo louco do bloco, Eduardo Dias – louco, apresentador, roteirista, diretor geral, designer, já mencionei louco? – “Cabecinhas vazias”.
Sob o comando da incrível Produtora, Diretora de cena, Diretora de Edição, Publicitária e Designer, Tathy Cerutti, o programa saiu do papel e se tornou a principal ocupação monetária do grupo (não se enganem, não é a principal ocupação para ganhar dinheiro mas sim para gastá-lo).
Mais tarde, mudanças se tornaram necessárias e Adrian Monteiro deixou o front line da Oficina do Demo (dizem que ele queria levar uma vida normal), o então engenheiro de áudio e produtor musical por trás das sessions da “Oficina Convida”, Guilherme Benaion, se junta a equipe oficínica de forma definitiva, mas a Oficina do Demo precisará de algum tempo para se reformular, por tanto, aproveitem os últimos episódios porque vamos nos trancar na sala de reuniões e ressurgir com novo formato.
“Então vai lá, pega, curte a página dos caras, também o Facebook, também pega, vai lá, pega, ouve a Sound Cloud da banda, se inscreve no canal dos caras; ficar sabendo de show, vai lá também, pega o material dos caras, aprende a letra também, porque a banda gosta quando a galera chega junto e canta a letra“.
(Adrian Monteiro)
Equipe Oficina do Demo.