Coluna do Demo #5 – Porrada No Demo!

Coluna do Demo #5 – Porrada No Demo!

7 de maio de 2018 413 Por Charles Seguins

roda1

 

Coé galeraá! Ááah! Uhuuul! Burp! Hoje a matéria tá pra lá de fenomenal, vem comigo!

Cultura de roda punk, roda de hc, roda de mosh, rodinha emo, roda de pagode, enfim, qualquer roda é sempre muito bacana não é mesmo? É por isso que começarei a matéria de hoje falando de roda, porque não vou falar nem do mainstream nem do underground, vou falar dos dois dentro de um contexto só: cultural. Sabe aquelas bandas maravilhosas que sempre abrem rodas seja ela de mosh, seja ela de hc, sacas? Então, pense nelas agora. Pensa de novo. Então galera, deu até vontade de meter o cascudo no ar né (tire as crianças da sala) e cá entre nós que é bom pra cacetilda esse movimento de rodas culturais (cacetilda é uma expressão que eu acabo de inventar).

O mosh pit que é um dos movimentos culturais que acontecem dentro do universo do metal (onde são feitos movimentos bruscos onde a galera pula, dá soco no vento, gira os braços, cai no chão, etc) é na minha opinião parecido com uma mistura da tradicional roda punk com a capoeira. Já li em outras matérias que mosh é também conhecido como roda punk mas não tem nada haver as nádegas com o ânus. Então pra escrever sobre essas paradas, bicho, tem que vivê-las, não adianta. E como eu curiosamente pra quem não sabe adoro esse movimento tanto da parte do mosh quanto da parte do punk/hc eu me sinto no direito de escrever (tá certo que não vivo tanto quanto eu queria, mas já presenciei diversas rodas e admiro bastante). O post-hardcore e o metalcore são em minha opinião dois subgêneros entre os mais famosinhos que representam bem o lado do mosh, e o punk tradicional pelo lado da roda punk junto também do hardcore que movimenta muito bem também, mas se tratando de mosh é impossível não lembrar do post-hardcore como atual principal mentor. O heavy metal tradicional acho que vai mais pro lado de bater cabeça mesmo assim como outros diversos subgêneros mais pesados.

Muitos vão dizer que o redator aqui ta cada vez mais pirado ou que não tem o que fazer e está escrevendo sobre rodas mas é aí que se enganam, a matéria de hoje é pra meter a porrada no demo! Sim, meter a porrada sonoramente, cê entendeu agora? Sacou a ideia roda versus porrada sonora? É o que muitas bandas iradas fazem pow. As bandas desse movimento desenvolvem a dinâmica de suas musicas baseadas no two step por exemplo, e algumas com possibilidade de stage diving em seus shows. Não sabe o que é stage diving não né? Alguém me passa a nutela por favor? Burp! Stage diving é o ato de mergulhar do palco na plateia.

 

roda2
Na imagem: roda de mosh ou roda punk tradicional? Nunca saberemos.

Então galera, seja pra pular na roda, pra acertar o vento ou pra apenas bater cabeça, o importante mesmo é se divertir né? Antes que eu continue a matéria quero deixar um parênteses aqui: seja consciente no movimento, não machuque o colega! Assim como qualquer movimento, o movimento de rodas acontece para fomentar a cultura do rock e do metal e manter vivo o sentimento da coisa ta ligado?

Vamos conferir e ouvir um pouco das bandas nacionais que fazem parte desses movimentos de forma natural, a começar pela consagrada Project 46. Aproveite a matéria para conhecer novas bandas caso não seja do seu conhecimento.

 

“Sinal de alerta. Você até tenta mas acorda em choque, vive em choque.
O pesadelo pelo tormento de dormir em choque, sempre em choque” – Project 46 – Pânico

 

“Não adianta tentar impedir. A vida segue o rumo que deve seguir.
Todos nós um dia vamos partir e a vida segue o rumo que deve seguir” – John Wayne – Vida

 

“O céu e o inferno vivem em você dia-a-dia.
Sem perceber que tudo muda em quanto somos destruídos por nós mesmos.” – No Trauma – M.M.A.

 

“Por mais que doa, eu sei que pode superar
Eu sei que pode aguentar”  – The Ocean Revives – Sufoco.

 

“Aqui pra você, aqui pra você
Aqui pra você seu merda!” – Laboratori – 23 Milhas

 

“No heart, no shame!
No rules, fuck you!” – NervoChaos – Live Like Suicide.

 

“Voltei pra te dizer tudo aquilo que sentia,
e esse silêncio nos fez bem pra voltar melhor.” – Pense – Revitalizar.

 

Por hoje é só galera! Como sempre eu venho mostrar sons bacanas pra galera nesta coluna e hoje não foi diferente. Espero que tenham gostado das indicações de som e se quiserem sugerir as próximas matérias, fiquem a vontade!

Ouça a Oficina do Demo na Live Rock e na Mutante Rádio.

Sigam-me os maus!!!
@charlesseguins no Instagram e Twitter.

 

Tá afim de ajudar a quem precisa com doações de agasalhos? Clica aqui no link e SE LIGA!

Para maiores informações entre em contato!

Até a próxima!