Entrevista com : Os Replicantes.

3 de maio de 2018 1193 Por Pattyfe Millmam 666

banner_replicantesrepli logo

Os Replicantes , é uma banda que esta na cena nacional desde 1983 , eu tive o privilégio de assistir os caras algumas vezes, e tive a oportunidade de colocar as mãos em uma entrevista , que foi proporcionada pelo amigo Edson da banda motivo fútil , Claudio heinz é guitarrista e fundador de uma das bandas punks mais queridas do cenário nacional.
Pattyfe –começando ,pelo começo …a música Nicotina foi a primeira composição de vocês?
Claudio–Sim foi a primeira , eu comecei a cantarolar os versos (rimas pobres) ahaha…e o Heron conseguiu colocar em música.
Pattyfe–que da hora , e Surfista Calhorda? , ela se transformou quase um hino pro Replicantes .
Claudio–Surfista Calhorda , foi o Heron que compôs mais ou menos um ano depois , a letra é do Gerbase ,eles na época moravam na mesma casa que tinha a garage onde ensaiávamos , foi uma época boa, pois , ensaiávamos e aprendíamos a tocar todos juntos .
Pattyfe–E como era aprender ? esse processo de aprendizagem no Replicantes??
Claudio–Cara, a gente não sabia tocar nada mesmo ,Tipo, a primeira versão de Nicotina que colocamos na rádio em 84 ,não tinha acordes , não tinha por que a gente não sabia fazer mesmo.
daí eu treinei , e treinei …até sair a outra versão .
Pattyfe–e uma referencia de som da época , que você ouvia de guitarrista para ter uma base de som??
Claudio –Há ..eu ouvia Rolling Stones , e uns discos pesados , eu ouvia os guitarristas mas não conseguia me inspitrar pra tocar como eles.
Pattyfe–mas tudo que se ouve , acaba influênciando, como foi que descobriu punk rock?
Claudio –sim claro ,acho que descobri punk rock escutando Velver e depois Sex Pistols ,mas acho que a formula de fazer aquilo tomar uma cara brasileira foi quando eu ouvi o Camisa de Vênus , foi aí que acho que tudo fechou.
Pattyfe–é o Camisa de vênus tem uma veia bem punk rock.
Claudio –é foi uma banda que deu uma a visão de rock brasileiro que parecia com punk .
Pattyfe–entendo , e o nome Replicantes??
Claudio–esse nome veio , por a gente não saber quanto tempo duraríamos ,e de um filme de ficção cientifica .
Pattyfe–hummm.. e a letra de astronauta? quem teve a idéia de fazer??
Claudio–A letra de Astronauta é do Gerbase , ele é escritor , e cineastra , e fanático por ficção ciêntifica , acho que bem o universo dele .
Pattyfe–é letra de musica eu acho que acaba sendo uma coisa bem particular , tipo , Solo é pra minhoca,punk de boutique , e Libertá. você pode falar um pouco sobre essas??
Claudio–cara …a frase solo de minhoca , foi dita pelo Amilson Silva bateriasta do Sangue sujo , que hoje toca coma gente .eu não gostava e nem sabia fazer solo na época , e no ensaio eu falei , e ele saiu com essa frase .ahahha…
Libertá , ela trata do regime militar de 64 e homofobia , e o lance de fazer esse tipo de musica no brasil que se passa 30 anos e a coisa ainda fica atual .
Pattyfe — isso por que as coisas aqui são repetitivas .
Claudio–sim , quando se trata de estupidez humana , a história se repete ,infelizmente .
Pattyfe–pra fechar e tecnologia ? como você que mudou a coisa da música??
Claudio–para gravar um trabalho é barato , mas para divulga-lo e distribuí-lo é onde as bandas independentes paravam, e ainda param ,Não se ganha nada quando a música das bandas é baixada no spotfy , eu pessoalmente gosto de ter o CD das bandas que gosto nas mãos .

Pattyfe Gradece ao Edson da banda Motivo Fútil ,por ceder o material da entrevista , e Claudio Heinz ,e Replicantes pela entrevista .